EPSON JATO DE TINTA

As impressoras Epson usam um cabeçote de impressão fixo na máquina e um refil de cada cor de tinta encaixado nele .Quando a tinta chega ao fim é trocado o refil da cor respectiva. É fabricado pelo mercado paralelo um “BULK INK” (tanque de tinta) que pode ser instaladas nas impressoras  Epson que evita a troca do refil, a tinta fica armazenada em tanques, um para cada cor, instalados na lateral da impressora e são ligados ao cabeçote por mangueiras. A reposição de tinta é feita diretamente nos tanques, com frascos do produto comprados no mercado .

Foi lançado no mercado as impressoras EPSON ECOTANK , já vem com os tanques de tinta de fábrica. Esses modelos são conhecidos como série “L”  , L110, L120, L200, L210, L220, L355, L365, L800, L1300, L1800... etc, e se tornaram um fenômeno de vendas.

Defeitos mais comuns:

Epson falhando impressão e alterando a cor

As impressoras Epson usam cabeçotes de impressão  fixos na máquina e possuem vários capilares minúsculos que vão jatear pontos de tinta no papel para formar a impressão. Se alguns desses capilares ficam obstruídos, que é a tinta que seca no interior deles, popularmente conhecido por cabeçote entupido, alguns pontos vão ficar sem tinta. Quando é um texto impresso na cor preta observa-se linhas sem tinta na horizontal fazendo as letras falhadas, e quando é impressão colorida a cor fica com o tom alterado, pois os diversos tons de cores são feitos misturando as cores que estão nos tanques, vermelho,amarelo e azul. Quando alguns capilares estão entupidos a mistura não é feita corretamente e os tons das cores ficarão alterados. 

Dicas:

Imprima pelo menos uma vez por semana com sua impressora EPSON jato de tinta usando todas as cores. Assim a tinta que está nos capilares é jateada e não vai secar dentro deles provocando o entupimento do cabeçote de impressão. A nova porção de tinta que entrará nos capilares levará alguns dias para desidratar e secar, dependerá da qualidade da tinta usada, principalmente se não for tinta original EPSON.

Se a impressora ficar um longo período sem imprimir o cabeçote de impressão poderá ficar obstruído definitivamente, sendo necessário a sua substituição. A cabeça de impressão EPSON , também conhecida assim,  tem um alto custo de reposição.

Se você não imprime muito com as impressoras EPSON DA SÉRIE “L” , com tanques de tinta de fábrica, ou usa IMPRESSORA EPSON com BULK INk ,  com tanques adaptados, não compre embalagens com grande quantidade de tinta, um litro por exemplo, pois mesmo bem armazenadas perdem qualidade com pouco tempo e podem provocar entupimento do cabeçote. A tinta original EPSON só é vendida em embalagens de 70ML.