EPSON JATO DE TINTA
As impressoras Epson usam um cabeçote de impressão fixo na máquina e um refil de cada cor de tinta encaixado nele .Quando a tinta chega ao fim é trocado o refil da cor respectiva. É fabricado pelo mercado paralelo um “BULK INK” (tanque de tinta) que pode ser instaladas nas impressoras Epson que evita a troca do refil, a tinta fica armazenada em tanques, um para cada cor, instalados na lateral da impressora e são ligados ao cabeçote por mangueiras. A reposição de tinta é feita diretamente nos tanques, com frascos do produto comprados no mercado .
Foi lançado no mercado as impressoras EPSON ECOTANK , já vem com os tanques de tinta de fábrica. Esses modelos são conhecidos como série “L” , L110, L120, L200, L210, L220, L355, L365, L800, L1300, L1800... etc, e se tornaram um fenômeno de vendas.
Defeitos mais comuns:
Epson falhando impressão e alterando a cor
As impressoras Epson usam cabeçotes de impressão fixos na máquina e possuem vários capilares minúsculos que vão jatear pontos de tinta no papel para formar a impressão. Se alguns desses capilares ficam obstruídos, que é a tinta que seca no interior deles, popularmente conhecido por cabeçote entupido, alguns pontos vão ficar sem tinta. Quando é um texto impresso na cor preta observa-se linhas sem tinta na horizontal fazendo as letras falhadas, e quando é impressão colorida a cor fica com o tom alterado, pois os diversos tons de cores são feitos misturando as cores que estão nos tanques, vermelho,amarelo e azul. Quando alguns capilares estão entupidos a mistura não é feita corretamente e os tons das cores ficarão alterados.
Dicas:
Imprima pelo menos uma vez por semana com sua impressora EPSON jato de tinta usando todas as cores. Assim a tinta que está nos capilares é jateada e não vai secar dentro deles provocando o entupimento do cabeçote de impressão. A nova porção de tinta que entrará nos capilares levará alguns dias para desidratar e secar, dependerá da qualidade da tinta usada, principalmente se não for tinta original EPSON.
Se a impressora ficar um longo período sem imprimir o cabeçote de impressão poderá ficar obstruído definitivamente, sendo necessário a sua substituição. A cabeça de impressão EPSON , também conhecida assim, tem um alto custo de reposição.
Se você não imprime muito com as impressoras EPSON DA SÉRIE “L” , com tanques de tinta de fábrica, ou usa IMPRESSORA EPSON com BULK INk , com tanques adaptados, não compre embalagens com grande quantidade de tinta, um litro por exemplo, pois mesmo bem armazenadas perdem qualidade com pouco tempo e podem provocar entupimento do cabeçote. A tinta original EPSON só é vendida em embalagens de 70ML.
O que o usuário pode fazer nesses casos?
Existe na impressora Epson um recurso que pode resolver dependendo da extensão do entupimento, que consiste em puxar com mais intensidade a tinta que está no interior dos capilares através do mecanismo de limpeza do cabeçote, que possui uma pequena bomba de sucção que já atua sempre quando a impressora é ligada e quando uma impressão é iniciada para renovar a tinta nos capilares. Nesse procedimento ela vai atuar por mais tempo na tentativa de desobstruir o cabeçote. O sucesso desse procedimento depende do estado da tinta nos capilares. Se não houver melhoras na primeira tentativa não é conveniente insistir pois há um consumo considerável de tinta em cada ciclo desse procedimento.
Para fazer esse procedimento aperte e segure a tecla de STOP (PARE) até que comece a piscar o LED de cartucho e solte. Após o termino do processo, quando o LED parar de piscar, faça uma impressão e verifique.
Quando esse procedimento não resolve o entupimento do cabeçote será necessário uma limpeza manual, que só dever ser feita por técnico capacitado, pois será necessário a retirada do cabeçote para um procedimento em bancada, que é feito através de rotina própria e material fornecido pelo fabricante.
CUIDADO!
Alguns vídeos na internet ensinam injetar no cabeçote, usando seringa, materiais como detergente de cozinha, álcool, líquidos de limpeza, etc , o que pode danificar definitivamente o cabeçote. Temos inúmeros casos de impressoras que deram entrada em nossa oficina com oxidação e principalmente com a vedação do cabeçote estourada pela pressão feita com seringa. É muito comum também entrar líquido na parte elétrica do cabeçote que entra em curto atingindo também o circuito eletrônico de controle na placa principal. O reparo da placa principal e substituição do cabeçote de impressão tem um custo elevado.